23 agosto 2019

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 171



Por Júlio Garcia**

*Dando sequência ao que escrevi na Coluna anterior (“Estado Policial”, onde discorri sobre as barbaridades que estão acontecendo no país nos últimos tempos, em particular sobre o aumento da violência policial – sendo que Santiago e Região, infelizmente, não se constituem em exceção), a mesma gerou (especialmente nas Redes Sociais) várias manifestações – algumas, endossando as preocupações do Colunista; outras, se opondo... Acho normal, já falei aqui que concordo com a máxima de que “toda unanimidade é burra”, como colocava o saudoso Nelson Rodrigues...

*Bom, que cada um pense como bem entender – e que também assim aja, se achar necessário... Este Colunista entende que não pode (nunca!) se omitir, ainda mais sobre um tema tão candentequanto esse – e pensa que ‘está fazendo a sua parte’ ao alertar para o que está acontecendo no país – e para onde iremos rumar, caso esse clima de ódio (que também é fomentado irresponsavelmente por Bolsonaro e sua turma, especialmente contra os trabalhadores, desempregados, jovens, negros, pobres, índios e LGBTs...) prospere em nossa sociedade. Essas aberraçõesodiosas precisam de um ‘basta!’ imediato.

*A propósito, o grande Bertold Brecht (foto) - notável dramaturgo, poeta, militante político e encenador alemão -, na Alemanha dos anos 30, com o poema Intertexto (que reproduzo abaixo) já alertava para o perigo que estava sendo gestado então naquele país (e no mundo!), cujo resultado final é sobejamente conhecido:

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 16/08/2019.- Via Portal O Boqueirão Online

Nenhum comentário: