16 agosto 2019

SEM DESTINO (Trilha sonora & ...)


easy rider scene

Easy Rider Trilha Sonora
*Em homenagem ao grande Peter Fonda, hoje falecido, o Blog compartilha esta - ótima! - postagem sobre esse clássico (ousado & libertário, especialmente para aqueles anos!), postagem essa oriunda do site https://corujamusic.com.br
A trilha sonora do clássico filme americano Easy Rider é obrigatória para os amantes do rock. Não só por sua seleção primorosa, repleta de música da melhor qualidade, mas por tudo o que Easy Rider representa. Traduzido no Brasil como Sem Destinoroad movie foi escrito pelos próprios atores, Dennis Hopper e Peter Fonda, juntamente com Terry Southern. Produzido por Fonda e dirigido por Hopper, o filme teve sua estreia em 14 de julho de 1969, e conta com a participação do ator Jack Nicholson. Em um momento mundialmente opressor dois motociclistas, Wyatt, o ‘Capitão América’ (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper), saem pela estrada sem rumo, em suas Harley Davidson, em busca de liberdade, para fugirem ao triste quadro do mundo ‘adulto’, repleto de convenções, hábitos e medos. Os apelidos dos personagens fazem alusão a Wyatt Earp e Billy the Kid. Ao longo da viagem os dois amigos vivenciam histórias e aventuras inusitadas. Recheado de sexo, drogas e rock and roll Easy Rider começou a ser filmado em New Orleans, em pleno Mardi Gras, mas o cenário, na maior parte do tempo, nada mais é que a Rota 66, a estrada mais famosa do mundo, símbolo do sonho americano. A locação escolhida a dedo foi o pano de fundo ideal para a aura de liberdade que Easy Rider pedia. Ao longo de cerca de 4.000 quilômetros a rodovia liga Chicago, em Illinois, a Santa Mônica, na Califórnia. A Route 66 era a promessa de deixar o velho mundo, o lado mais conservador do país, e chegar à bela e ensolarada Califórnia. O álbum da trilha sonora do filme foi lançado em agosto de 1969 pelo selo Dunhill Records, da Reprise Records, que faz parte da Warner Music. O disco possui dez faixas, embora no filme o número seja doze, por razões contratuais duas ficaram de fora. Easy Rider apareceu como um ícone em meio à efervescência cultural de uma época. Um momento histórico, onde surgiam o Existencialismo, o movimento Hippie, a Contracultura e a Geração Beat, que nasceu após On The Road, livro de Jack Kerouc, que inspirou toda uma geração, incluindo Easy Rider. O filme virou uma referência absoluta da rebeldia e da liberdade. Felizmente, ainda nos dias de hoje, pelo menos o espírito de Easy Rider sobrevive. Viaje pelas cenas e músicas a seguir, com Wyatt e Billy!
Álbum Steppenwolf, 1968    Steppenwolf
The Pusher • Steppenwolf (Hoyt Axton)
A música de Hoyt Axton ficou popularizada quando apareceu na trilha sonora de Easy Rider, na versão da banda Steppenwolf, originalmente gravada em 1967 para o primeiro álbum de estúdio da banda, Steppenwolf, que teve seu lançamento em 1968 pelo selo ABC Dunhill. Na letra o autor distingue o negociante de drogas mais leves como a maconha do traficante que comercializa drogas pesadas, e pouco se importa se o cliente vai morrer ou não.




Álbum Steppenwolf, 1968    Steppenwolf
Born To Be Wild • Steppenwolf (Mars Bonfire)
A música tema de Easy Rider é a mais famosa da banda, a que fez mais sucesso, e foi composta por Mars Bonfire. Born To Be Wild virou um hino clássico do rock and roll, dos motociclistas, da liberdade. É considerada como precursora do heavy metal. A frase ‘heavy metal thunder’ da letra inspirou a denominação do termo heavy metal. É também muito conhecida por seu riff original. A música foi gravada em 1967 para o mesmo álbum de The Pusher,  Steppenwolf, lançado em 1968 pela ABC Dunhill, e foi regravada por várias outras bandas e músicos como The Rolling StonesThe CultSlayer, entre outros.




Easy Rider Trilha Sonora    Smith
The Weight • Smith (Robbie Robertson)
Embora no filme The Weight, composta por Robbie Robertson, apareça na versão da The Band, por questões de contrato no álbum da trilha a gravação é da banda Smith, que procurou mantê-la o mais próximo possível de sua versão original. A música foi lançada inicialmente no Music From Big Pink, o álbum de estreia da The Band, lançado em 1968 pela Capital Records.




Notorious Byrd Brothers    The Byrds     
I Wasn’t Born To Follow • The Byrds (Carole King/Gerry Goffin)
Gravada originalmente para o quinto álbum de estúdio do The ByrdsNotorious Byrd Brothers, lançado pela Columbia Records em 1968, a música escrita por Carole King e Gerry Goffin aparece como a quarta faixa do disco.




The Holy Modal Rounders The Moray Eels Eat    Holy Modal Rounders
If You Want To Be A Bird • The Holy Modal Rounders (Antonia Duren)
A música de Antonia Duren é a pitada de humor da trilha. If You Want to Be a Bird (Bird Song) foi gravada em 1968, no disco The Moray Eels Eat The Holy Modal Rounders, o quarto álbum de estúdio da banda psicodélica, pelo selo Elektra Records.




The Fraternity Of Man    The Fraternity Of Man
Don’t Bogard Me • Fraternity Of Man (Elliot Ingber/Larry Wagner)
De autoria de Elliot Ingber Larry Wagner Don’t Bogard Me foi gravada em 1968 para o álbum homônimo da banda Fraternity Of Man, pela ABC Records.




The Jimi Hendrix Experience Axis    Jimi Hendrix Experience
If 6 Was 9 • The Jimi Hendrix Experience (Jimi Hendrix)
Jimi Hendrix escreveu If 6 Was 9 em 1967, para o álbum Axis: Bold as Love, o segundo da banda The Jimi Hendrix Experience, gravado pela Track Record no mesmo ano.




Mass In F Minor    The Electric Prunes
Kyrie Eleison/Mardi Gras • The Electric Prunes (Tradicional, arranjo de David Axelrod)
De origem religiosa a tradicional Kyrie Eleison foi gravada, com arranjo de David Axelrod, para o álbum Miss in F Minor, da psicodélica The Electric Prunes. O disco foi lançado em 1968 pelo selo Reprise.




Easy Rider Trilha Sonora    Roger McGuinn
It’s Alright, Ma (I’m Only Bleeding) • Roger McGuinn (Bob Dylan)
Bob Dylan foi convidado mas não quis participar ativamente da produção da trilha. Mas contribuiu cedendo gentilmente a faixa It’s Alright, Ma (I’m Only Bleeding), que no disco aparece na versão de Roger McGuinn. A música foi gravada originalmente em 1965 para o álbum Bringing It All Back Home, lançado pela Columbia Records.




Easy Rider Trilha Sonora    Roger McGuinn
Ballad Of Easy Rider • Roger McGuinn (Roger McGuinn/Bob Dylan)
Além de ceder gentilmente It’s Alright, Ma (I’m Only Bleeding) para compor a trilha do filme Bob Dylanescreveu alguns versos em um guardanapo e entregou aos produtores dizendo: “Entreguem isso ao Roger. Ele saberá o que fazer.”. Essa foi a origem de Ballad Of Easy Rider. Embora no disco a música esteja creditada apenas a Roger McGuinn a marca de Bob Dylan permanece latente nela. Inicialmente gravada para a trilha como um solo por McGuinn, em 1969 pelo selo Dunhill, ganhou nova versão com o The Byrds no mesmo ano, como lançamento da Columbia Records.




Por razões contratuais duas faixas ficaram de fora, embora apareçam no filme. São elas:
Let’s Turkey Trot • Little Eva (Gerry Goffin/Jack Keller)


Flash, Bam, Pow • The Eletric Flag


easy rider deluxe edition
Em 2004 foi lançada a Easy Rider Deluxe EditionSomething In The Air, 1967 to 1969, que inclui além das faixas do álbum original outras músicas, que não necessariamente estão no filme, mas que refletem o espírito de Easy Rider:
1967:

Nenhum comentário: