26 agosto 2019

‘Bolsonaro está queimando a soberania do Brasil, dos demais países da Amazônia e o futuro de toda a humanidade’


Líderes progressistas da América Latina lançaram nesse sábado,  24/08, um manifesto (na íntegra ao final) em defesa da Amazônia, no qual responsabilizam com todas as letras o governo Jair Bolsonaro (PSL) pela atual devastação:
O brutal retrocesso ambiental que se observa no Brasil com a chegada de Bolsonaro ao poder, cuja face dramática é a atual devastação da Amazônia por vastos e criminosos incêndios, constitui-se em agressão inominável a um patrimônio inestimável daquele país e à sua soberania nacional, bem como compromete o futuro das jovens gerações de brasileiros e não-brasileiros.
Bolsonaro não está apenas colocando fogo na Amazônia, está queimando a soberania do Brasil, a soberania dos demais países da Bacia Amazônica e o futuro de toda a humanidade.
Intitulado “A Amazônia é Nosso Futuro Comum”, o manifesto é do movimento Progressivamente — um novo impulso Progressista, criado em Puebla, no México, num evento que lá ocorreu de 12 a 14 de julho de 2019.
Segundo o documento, o Brasil, antes um dos líderes globais na luta contra o efeito-estufa e os desequilíbrios ambientais, tornou-se, agora, vilão ambiental:
De solução, o Brasil virou um grande problema.
(…) o descaminho piromaníaco que Bolsonaro propõe significará, para o Brasil, isolamento diplomático, retaliações comerciais, pobreza, escassez, sofrimento para os povos originários e para a população mais pobre, bem como erosão da sua soberania sobre a Amazônia e seus recursos naturais. Um descaminho que envergonha aquele país perante o mundo.
Para o planeta, a insanidade ambiental de Bolsonaro, que mente sobre seu respeito aos compromissos assumidos, é uma ameaça global que precisa ser contida.
Vinte e oito lideranças progressistas de 10 países assinam o manifesto: Brasil, Espanha, México, Equador, Chile, Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Colômbia e Argentina. (...)
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da postagem (via Viomundo)

Nenhum comentário: