23 agosto 2019

PT-SANTIAGO/RS - Nota de Pesar



A Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores - PT manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do companheiro Alziro Bandeira, ocorrido ontem (21/08).

No início da década de 80, Alziro Bandeira era pedreiro, morador no Rincão dos Castilhos (hoje Bairro Castilhos) e foi um dos primeiros filiados ao PT de Santiago/RS. Integrou também seu Diretório Municipal e concorreu a prefeito de Santiago nas Eleições Municipais de 1982 (o companheiro comerciário Jorge Moleta foi candidato a vice-prefeito), contribuindo assim com a organização e o  fortalecimento do Partido nos seus 'verdes anos', bem como na luta contra a ditadura e pela redemocratização do país. Atualmente, morava no Bairro Missões, onde também trabalhava como  comerciante (coordenava uma pequena empresa familiar, um mini-mercado). Tinha 67 anos. Deixa esposa,  um filho e uma filha, netos  muitos amigos.

Aos familiares e amigos os  nossos mais sinceros sentimentos.

Direção Municipal do PT


...

**Nota do Editor: A propósito do companheiro Alziro Bandeira, nosso primeiro candidato a prefeito em Santiago/RS, lembro muito bem dele, assim como de seu vice companheiro Jorge Moleta e, por conseguinte,  das primeiras eleições do PT, em 1982. 

Eu, à época, trabalhava e estudava (e militava) em Porto Alegre/RS, mas mantinha forte vínculo - afetivo e político - com Santiago. Eu tinha contribuído na fundação/organização do PT/RS  em 1980. Em 1981, mandatado por nossa Direção Estadual,  vim várias vezes a Santiago (uma delas com o atual vereador do PT de Porto Alegre, companheiro e amigo Adeli Sell) com o objetivo de organizar o partido também aqui nestas plagas. Foi aí que, batendo de porta em porta nos bairros e vilas, principalmente, apresentando nosso Programa e convidando os trabalhadores para se filiarem ao novo partido que surgia, que conheci o Alziro Bandeira e sua família...

Em 1982  o PT/RS lançou o companheiro Olívio Dutra para o Governo do Estado, tendo como vice a (saudosa) companheira Geci Prates. Para a Presidência da República não tinha eleição (vivíamos então nos estertores da ditadura civil-militar, derrotada finalmente em 1985 pela luta organizada do povo). Para o senado lançamos o companheiro Raul Pont. Em Santiago, como já colocamos, lançamos para a Prefeitura um trabalhador (pedreiro) e um trabalhador (comerciário), Bandeira e Moleta, respectivamente. Eu e a companheira Iracema Fortes Prado fomos os únicos candidatos a vereança pelo PT de Santiago nessas primeiras eleições em que nosso partido se apresentou...  

A votação que tivemos, então, enfrentando toda a sorte de desafios  diversidades, foi simbólica ... mas honrosa. A semente estava lançada... (Júlio Garcia)

Nenhum comentário: