11 novembro 2010

Enem (III)










Deputados vão ao MEC prestar apoio a Haddad e ao Enem


Brasília/DF - Parlamentares da Comissão de Educação da Câmara foram ao Ministério da Educação na noite de ontem para prestar solidariedade ao ministro Fernando Haddad e reafirmar a confiança no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Levantamentos do MEC indicam que apenas 2 mil provas aplicadas no último exame continham erros gráficos, ao contrário de informações que circularam na imprensa de que até 21 mil provas poderiam conter esses erros.

O presidente da comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), confirmou que a maioria dos membros do colegiado compareceu à reunião e que, para eles, é consenso de que o Enem é uma conquista da educação brasileira. “Os problemas do Enem são menores do que se imaginava e devem ser resolvidos sem prejuízo para os alunos”, disse.

Segundo a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o ministro Fernando Haddad afirmou que o ministério analisa a ideia de realizar um novo exame para os alunos que foram prejudicados. “O ministro disse que, caso o ministério consiga cassar a liminar que suspende o Enem, existe a hipótese do MEC realizar um novo exame que poderia ser aplicado no mesmo dia das provas destinadas aos presos do sistema carcerário, dias 6 e 7 de dezembro”, contou.

Para Maria do Rosário, o número de provas com erros não justifica o cancelamento do Enem. “Diante de um universo de mais de 4 milhões de provas não se justifica anular um exame realizado em todo o país por causa de apenas duas mil provas com erros”, analisou a deputada. O ministro Fernando Haddad, atendendo a convite, estará na próxima quarta-feira, às 10h na Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Participaram da reunião com o ministro, além de Vanhoni e Rosário, os seguintes deputados do PT: Antônio Carlos Biffi (MS); Fátima Bezerra (RN); Gilmar Machado (MG); Paulo Teixeira (SP); Pedro Wilson (GO); e Zezéu Ribeiro (BA). (Ag. Informes)

Nenhum comentário: