23 novembro 2010

A mídia em debate...


Conselhos continuam na mira da mídia

José Dirceu  escreve:

A regulação da mídia, medida urgente e que não se pode protelar mais continua - o que é ótimo! - na agenda das grandes discussões nacionais, diariamente. Foi assunto de matérias nos jornalões no fim de semana com O Globo anunciando a promoção de uma audiência pública, no Rio, para discutir a criação do conselho estadual de comunicação social, uma proposta em andamento lá e em mais seis Estados - São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Ceará e Piauí.

Mas, O Globo noticia que o objetivo destes conselhos é "orientar e fiscalizar" a mídia e já engata a notícia com a velha insinuação de que visam estabelecer censura e atingir as liberdades de imprensa e de expressão (leia, também, nota abaixo).

Não é nada disso, nem de longe. Pelo contrário, os conselhos visam democratizar a comunicação e a informação, assegurar que ela chegue ao público sem deturpação e principalmente que não seja manipulada de acordo com os grandes interesses particulares que permeiam a área.

Os conselhos inspiram-se em propostas discutidas e aprovadas no final do ano passado, na I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) por quem faz comunicação livre neste país, como jornalistas, profissionais de comunicação, blogueiros progressistas, pensadores, estudantes e professores universitários, movimentos sociais de rádios e TV comunitárias, além das redes Bandeirantes e Rede TV! (...)
-Leia a postagem, na íntegra (oriunda do Blog do Zé Dirceu), Clicando Aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

boa noite caro amigo achei esse blog venho parabenizar pelo blog e estou seguindo seu blog e venha participa do blog do jefersonaraujosouza obg