24 novembro 2010

A montagem do novo governo gaúcho (II)


Tarso anunciou novos integrantes do secretariado

Porto Alegre/RS - Após várias reuniões com os partidos que vão compor a coalizão, o governador eleito do Estado anunciou nesta quarta (24), no Centro de Treinamento da Procergs, onde ocorre a transição, novos nomes para compor o primeiro escalão do Governo. Tarso Genro comunicará os secretários que ainda faltam após o retorno de suas férias, que ocorrerão de 26 de novembro a 02 de dezembro.

“Eu e o vice-governador Beto Grill estamos satisfeitos por estarmos anunciando a integração do PDT no nosso governo”, declarou Tarso Genro ao saudar a participação dos pedetistas no governo. “Estamos com provavelmente 80% do secretariado completo”, afirmou Tarso.

Confira os treze novos integrantes do governo Tarso, anunciados nesta quarta:

Secretaria da Saúde

Ciro Simoni (PDT) – Natural de Osório, Ciro Simoni, 59 anos, é formado em Medicina pela UFRGS, com especialização em Radiologia. Foi eleito prefeito de Osório em 1988 e chegou à Assembléia Legislativa em 1994. Atualmente, exerce o seu quarto mandato como deputado estadual, tendo sido reeleito este ano.

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Fabiano Pereira (PT) – Antes de ser eleito deputado estadual, em 2002, foi vereador e secretário da Saúde em sua cidade natal, Santa Maria. Em 2007, assumiu seu segundo mandato na Assembleia Legislativa gaúcha. Presidiu a CPI do Detran e lidera há oito anos a Jornada Estadual Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem 37 anos.

Assessoria Superior do Governador – Coordenador Geral

Flavio Koutzii (PT) – Eleito vereador de Porto Alegre em 1988, Koutzii chegou à Assembleia Legislativa em 1990. Até 1998, comandou a bancada petista e foi um dos líderes da oposição na Casa. Assumiu no ano seguinte a chefia da Casa Civil do governo Olívio Dutra, cargo que ocupou até 2002, quando foi reeleito deputado estadual. Coordenou o Conselho Político durante a campanha de Tarso Genro este ano.

Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo

Ivar Pavan (PT) – Foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa do RS pelo PT. Foi deputado estadual por quatro mandatos, líder de bancada e líder do governo Olívio Dutra. Agricultor, 59 anos, mantém suas atividades rurais em Aratiba, no Norte gaúcho, onde nasceu. Militou em diversos movimentos sociais e ajudou a criar vários deles, como a CUT. É ligado à agricultura familiar.

Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Jorge Guimarães (sem filiação partidária) – Médico veterinário com doutorado em Ciências Biológicas, é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A convite do então ministro da Educação, Tarso Genro, assumiu a presidência da Capes em 2004, cargo que ocupa até hoje. Foi também diretor científico do CNPQ. Natural de Campos (RJ), tem 71 anos, sendo mais de 50 dedicados à ciência brasileira.

Secretaria de Educação

José Clóvis de Azevedo (PT) – Natural de São Sebastião do Caí, formou-se em História e lecionou na rede pública nas décadas de 70 e 80. Foi secretário-geral do CPERS, e em 1997 assumiu como titular Secretaria de Educação de Porto Alegre. Coordenou o grupo responsável por criar e estruturar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e foi seu primeiro reitor. Atualmente, Azevedo, 65 anos, é professor e coordenador de pesquisa e pós-graduação do Centro Universitário Metodista IPA.

Secretaria do Meio Ambiente

Jussara Cony (PC do B)– Deputada estadual por quatro mandatos (1991 a 2006), é farmacêutica e funcionária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Comandou o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, de 2007 a 2010. Nascida em Cacequi, tem 68 anos de idade.

Secretaria de Obras e Irrigação

Luiz Carlos Busato (PTB) – Arquiteto pós-graduado em Urbanismo, 62 anos, é natural de Caçador, Santa Catarina. Foi reeleito este ano para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2004, elegeu-se vereador por Canoas, e comandou a secretaria de Planejamento Urbano da cidade. Atuou por 15 anos na construção civil na cidade metropolitana.

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Luiz Fernando Mainardi (PT) - Foi vereador por duas legislaturas em Bagé, deputado federal de 1995 a 2000 e prefeito de Bagé de 2001 a 2008. É autor da emenda que incluiu o Programa de Fruticultura da Metade Sul no orçamento da União e propôs o Pronasci Abigeato. Foi coordenador do movimento que resultou na criação da Universidade do ampa. Mainardi, 49 anos, é natural de Sobradinho (RS) e foi eleito deputado estadual no pleito deste ano.

Secretaria da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano

Marcel Frison (PT) – Atual secretário de Planejamento de São Leopoldo, é o responsável pela captação de recursos e pela implantação dos projetos do PAC na cidade. Frison, 46 anos, participou das equipes das últimas quatro campanhas petistas ao governo do Estado e foi membro da coordenação nacional de Programa de Governo na campanha de Lula, em 2002. Foi chefe de gabinete do Ministério da Pesca e é o atual vice-presidente estadual do PT. Nasceu em Sapucaia do Sul.

Secretaria das Mulheres

Márcia Santana (PT) – Ligada ao movimento feminista, é assistente social e chefe de gabinete da deputada federal Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado. É natural de Porto Alegre e tem 33 anos.

Secretaria de Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresa

Maurício Dziedricki (PTB) – Vereador mais votado de Porto Alegre na eleição 2008, o advogado Dziedricki tem 31 anos e é natural de Curitiba. Entre março de 2006 e abril de 2010, licenciado da Câmara, comandou a Secretária Municipal de Obras e Viação. Está em seu segundo mandato como vereador da Capital.

Chefia de Gabinete

Vinícius Wu (PT) – Historiador, será o chefe de Gabinete de Tarso Genro após ter sido seu assessor durante a campanha eleitoral. O carioca de 30 anos foi Assessor Especial do Ministro da Justiça, Chefe de Gabinete da Secretaria de Reforma do Judiciário do MJ e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi membro do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República.
...

ET: O governador eleito Tarso Genro confirmou hoje à tarde (25/11) o nome da Deputada Estadual Stela Farias (PT/RS)  como a futura titular da Secretaria da Administração do RS.  A deputada estadual reeleita tem 46 anos e é natural de Ibirubá, no noroeste do RS, mas construiu sua carreira política em Alvorada. Graduada em História com pós-graduação em Gestão Pública, após um mandato como vereadora, tornou-se em 1996 a primeira mulher a comandar a cidade da Região Metropolitana. Foi reeleita prefeita com 65% dos votos, e em 2006 chegou à Assembleia Legislativa, onde ganhou notoriedade como presidente da CPI da Corrupção.

Secretários já confirmados

Abgail Pereira – Turismo

Arno Augustin – Fazenda

Beto Albuquerque – Infraestrutura e Logística

Carlos Pestana – Casa Civil

Estilac Xavier – Secretaria Geral de Governo

João Motta – Planejamento, Gestão e Participação Cidadã

Luís Augusto Lara – Trabalho e Desenvolvimento Social

Luiz Antônio de Assis Brasil – Cultura

Marcelo Danéris – Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento

Econômico e Social

Mauro Knijnik – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

*Fonte: http://www.rs13.com.br
...

(Atualizado às 19,10 h de 25/11/2010).

Nenhum comentário: