24 janeiro 2011

JQ em em Brasília


Deputado Júlio Quadros visita ministérios em Brasília

O deputado estadual Júlio Quadros (PT/RS)  esteve em Brasília no último dia 20/01 realizando uma extensa agenda que  contemplou  uma visita ao ministro interino de Minas e Energia, Marcos Zimermann,  onde foi  pautado, entre os diferentes assuntos apresentados, a questão da utilização do carvão mineral como fonte de energia. O deputado enfatizou a importância do país ter uma diversidade de fontes na matriz elétrica nacional. “O Brasil tem predominância hidráulica, mas deve ter fontes variadas e nesse sentido há espaço para o carvão”, defendeu.
 
Quadros observou, ainda, que a utilização do carvão mineral, como combustível complementar, deve ser seguido de tecnologia que propicie redução de impacto ambiental. O deputado reforçou que “a Face C da Usina de Candiota, no Rio Grande do Sul, é uma demonstração disso, levando energia firme a um milhão de pessoas com a utilização de tecnologia moderna”. A audiência foi acompanhada por Altino Ventura Filho, secretário de Planejamento Energético e pelo chefe de gabinete Jarbas Matos, ambos do Ministério de Minas e Energia.
 
Cultura e   Comunicação
 
O deputado gaúcho visitou também o ministério da Cultura, apresentando demandas encaminhadas  por sindicalistas, comunicadores, agentes culturais e prefeituras municipais.  Ele ainda  participou das oficinas e abertura oficial do VII Congresso Nacional da Abraço em realização no Museu Nacional – conjunto cultural da República do Brasil, que reúne comunicadores de rádios comunitárias de 24 estados. Durante a visita, Júlio Quadros foi recebido pelo secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, gaúcho de Viamão. Esteve, mais tarde,  também no Ministério de Comunicações, no qual encaminhou diferentes pleitos envolvendo rádios comunitárias de Porto Alegre e do interior e assuntos referentes ao sistema de televisão pública.

Defensor das rádios comunitárias como ferramenta para a democratização da comunicação no País, Júlio Quadros acentuou,  no congresso da Abraço, que este movimento nacional das rádios comunitárias “representa um exercício de cidadania, de direito à comunicação e, portanto, não deve ser criminalizado”. Ele confia que o Governo Dilma Rousseff encaminhará propostas de ajustes e aperfeiçoamento na legislação específica e que fortalecerá as ações das rádios comunitárias fundamentais para que o povo brasileiro tenha uma comunicação mais democrática e seguindo os princípios da livre expressão. (Com Vera Daisy Barcellos - MTB 3804 e  http://www.al.rs.gov.br/)

Foto: Dep. Júlio Quadros com o ministro interino de Minas e Energia, Marcos Zimermann - Créditos do blog do dep. JQ

Nenhum comentário: