29 setembro 2018

*Como bradava (seu Grito de Guerra!) a companheira Dolores Ibárruri, a ‘La Pasionaria’, durante a Guerra Civil Espanhola - após mais de 80 anos, mas que continua sempre atual: “Fascistas: No Pasarán!”


Coluna Crítica & Autocrítica - nº 137


Por Júlio Garcia**

*A menos de dez dias do primeiro turno das eleições de outubro, o cenário que se apresenta agora, de acordo com a absoluta maioria das pesquisas (se bem que com os devidos ‘cuidados’ que devemos – sempre – ter com as mesmas, pelas razões sobejamente conhecidas – aliás, a ‘pesquisa’ que vale mesmo é a do dia da eleição!!!) e pelo que podemos auscultar nas ruas, é de total estagnação da candidatura de extrema-direita (Jair Bolsonaro/PSL) bem como dos hoje ‘coadjuvantes’ de direita e centro-direita (Alkmin /PSDB, Marina/Rede, Álvaro Dias/Podemos...) e centro-esquerda (Ciro/PDT ). Enquanto isso, é notório o crescimento contínuo da candidatura de Fernando Haddad, de esquerda (PT/PCdoB, PROS, PCO), em que pese a maioria dos ‘institutos dos pesquisa’ tentarem escamotear, maquiando os números (na ‘margem de erro’), para ‘segurar’ o avanço do candidato petista.

*Outro dado importante para considerarmos é a rejeição dos eleitores à chapa da extrema-direita, que é imensa... O cenário que se apresenta, portanto, é da derrota inexorável do representante do atraso e da intolerância ... e da vitória indiscutível do candidato democrático/progressista. Haddad neles!

*Substituto de Lula na corrida eleitoral devido ao impedimento - absurdo e ilegal - sofrido pelo ex-presidente, como queria a maioria do povo (não custa repetir: Lula foi condenado sem provas num processo viciado, ilegal e está injustamente preso em Curitiba), Haddad (juntamente com sua vice Manuela) caminha celeremente para ser eleito como o futuro presidente desta Nação. Ele já está praticamente ‘empatado tecnicamente’ com Bolsonaro no primeiro turno e o vence – com folga - no segundo. Até os institutos contratados pelo PiG (Partido da Imprensa Golpista) já admitem a iminente vitória do candidato petista e das forças populares! Erraram feio aqueles que conspiravam – e torciam - pelo fim do Partido dos Trabalhadores. Quem está num beco sem saída, hoje, é o MDB, o PSDB, o DEM e demais golpistas.

*Com a experiência acumulada em anos de militância no PT, somada a que teve como ministro da Educação de Lula e como prefeito de São Paulo - e com a capacidade - e lealdade - que demonstrou ao longo dos últimos anos, não temos dúvida de afirmar que Fernando Haddad – devido ao injusto e ilegal impedimento de Lula, repetimos – é ‘o homem certo na hora certa’ para, ganhando estas eleições, fazer este pais retornar à democracia, revogar a antirreforma trabalhista, proporcionar o crescimento econômico, a inclusão social, a geração de empregos e renda, resgatar sua soberania ... - e tirá-lo do atoleiro que a corja entreguista e liquidadora capitaneada pelo traíra Temer, tucanos golpistas, oportunistas e afins o colocaram. ‘Ilia jacta est’ (os dardos estão lançados).

*O movimento de mulheres contra Jair Bolsonaro, que ganhou as redes sociais após a criação de um grupo no Facebook e que já conta com mais de 2 milhões de integrantes, sairá às para manifestar repúdio ao candidato à Presidência pelo PSL. A hashtag #EleNão usada pelo movimento ganhou apoio de artistas nacionais e internacionais, como Daniela Mercury, Anitta, Deborah Secco, MC Loma e a cantora inglesa Dua Lipa. Um grupo de personalidades também se uniu para criar um manifesto contra o candidato fascista.

Segundo o site Catraca Livre, o documento “Pela democracia, pelo Brasil”, assinado por advogados, empresários, artistas e ativistas, não indica apoio a outras candidaturas, mas diz ser necessário se opor ao “projeto autocrático” do presidenciável do PSL.

*Como bradava (seu Grito de Guerra!) a companheira Dolores Ibárruri, a ‘La Pasionaria’, durante a Guerra Civil Espanhola - após mais de 80 anos, mas que continua sempre atual: “Fascistas: No Pasarán!”

*A propósito da campanha #EleNão, organizada por essas bravas mulheres denunciando o misógino, racista, autoritário e preconceituoso candidato de extrema-direita, em Santiago ocorrerá um Ato Público neste sábado, 29/09, às 10h na Esquina Democrática (Av. Getúlio Vargas esquina com a Rua dos Poetas, junto à Praça Moisés Viana). Merecem – e terão - todo o nosso apoio! Lutar contra o atraso, a estupidez, a miséria, os preconceitos, as injustiças,  o fascismo, a misoginia, a ignorância e a intolerância ... é preciso! Vencer? Só depende de nós!!!

**Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Assessor Parlamentar, Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista), em 28/09/2018.

Nenhum comentário: