15 outubro 2018

A democracia está ameaçada: não deu para notar?


Por Flavio Koutzii (*)
A grande turbulência das eleições nacionais opaca em parte nossa eleição estadual. É extraordinário e deprimente a velocidade com que Sartori e Leite anunciaram seu apoio a Bolsonaro. Especialistas em afirmações contundentes consideraram Sartori mais enfático desde o primeiro momento. Certamente instado por seus coordenadores, Leite se corrigiu rapidamente.
O certo é que o que pareceria uma manobra tática regional foi e é uma decisão muito mais grave, há transposição de um limite, a identificação com posições bárbaras. Não tem volta. Sejam ou não eleitos, ficarão para sempre associados às posições nefastas, regressivas e fascistóides que Bolsonaro representa. Escrevo essas linhas para impedir (ao menos tentar) a banalização desse fato.
A anuência de Pedro Simon é um melancólico finale e a ambiguidade dele e de Ibsen Pinheiro dão conta de todo o seu constrangimento e busca de álibis que dão às costas à democracia.  Eles deviam lembrar-se que durante os 13 anos de governos petistas, não houve violência política, nem o preconceito patrulhando as ruas, nem ruptura institucional, nem um sieg heil suspenso no ar, muito menos desconsideração das regras da democracia.
Não transformem sua crítica ao PT num álibi, defendam a democracia que é seu dever, ao menos, se ainda respeitam sua própria história, como fez tão corajosa e honradamente Bona Garcia!
(*) Flavio Koutzii foi deputado estadual [PT/RS] por várias legislaturas e chefe da Casa Civil do governo Olívio Dutra. - Via Sul21

Nenhum comentário: