02 novembro 2018

SEREMOS RESISTÊNCIA!



Coluna Crítica & Autocrítica - nº 141

Por Júlio Garcia**

*Conforme coloquei na Coluna anterior, sem nenhuma dúvida esta foi a campanha eleitoral mais suja e violenta da história recente brasileira. Uma campanha repleta de calúnias proferidas por Bolsonaro e vários de seus apoiadores – no whatsapp e facebook, principalmente, eivada de mentiras, financiada pelo caixa 2 dos empresários, banqueiros, rentistas e latifundiários e que, para culminar, contou com a covardia e/ou cumplicidade da maioria dos meios de comunicação e do judiciário - não tem paralelo na história.

*Por falar em parcialidade do Judiciário, como muito bem colocou o Portal 247, “O convite público de Jair Bolsonaro a Sergio Moro para ser ministro da Justiça ou ministro do Supremo Tribunal Federal e a sinalização de Moro de que pode aceitá-lo são mais uma evidência de que a Lava Jato foi instrumento da perseguição política a Lula; a defesa do ex-presidente pedirá novamente a suspeição do juiz apontando interesses pessoais na perseguição judicial de que foi vítima; mesmo analistas conservadores reconhecem a trama; segundo todas as pesquisas, mesmo preso, Lula venceria em primeiro turno”. Está escancarada a trama golpista (mídia/parlamento/mp/judiciário), só não vê quem não quer – ou quem é cego.

*Os ‘olhos do Mundo’ estão fixados no Brasil – e surpresos pelo retrocesso que está se verificando em nosso país com a eleição de um candidato de extrema-direita, misógino, racista, homofóbico, preconceituoso e entreguista para a Presidência da República. A parcela maior de seus eleitores (que não são fascistas, nem misóginos ou homofóbicos... mas que se deixaram levar pela propaganda enganosa do ‘coiso’ e de seus apoiadores) também, em breve, dar-se-á conta do erro cometido.

*Para refletir: Bolsonaro teve 57 milhões de votos; Fernando Haddad, 47 milhões. Abstenção, nulos e brancos somaram 42 milhões. Então, aproximadamente 73% da população brasileira não votou no candidato da extrema-direita. Bolsonaro teve a maior votação mas não foi, contudo, a maioria do povo que o elegeu. É a prova cabal de que nossa democracia – tão vilipendiada pelo golpe de 2016, que destituiu uma Presidenta honesta e legítima, Dilma, após com a perseguição desenfreada ao Presidente Lula e pelo que veio a seguir - está mesmo ‘em cheque’.

*A propósito, vale a pena ler a seguir alguns tópicos do artigo do insuspeito jornalista Fernando Brito (que não é filiado ao PT, importante registrar), cujo título é “Firmeza e Serenidade para Resistir”, repostado por este colunista no terrunho ‘Portal O Boqueirão Online’:

“(...) É hora de firmeza e serenidade, porque são elas que nos podem manter lúcidos e fortes para enfrentar o que virá - e não se iludam com as declarações moderadas de Jair Bolsonaro [domingo à noite] na entrevista às televisões, entremeadas de clamores a Deus.

É mais próximo da realidade o Bolsonaro da live do Facebook: raivoso, ressentido, ameaçador. Ainda que tivesse um programa econômico que fosse além do “liberou geral” para o mercado, não é provável que algum efeito se possa fazer sentir para a população, embora a turma do dinheiro vá fazer a festa amanhã [segunda-feira].

A bandeira que pode desfraldar e, até, encaminhar antecipadamente ao Congresso é a do afrouxamento do controle da posse de armas [e da famigerada Reforma da Previdência].

Vai ter o auxílio “luxuoso” de Sérgio Moro e do Judiciário que se prevalecerão do resultado eleitoral para tornar maior e mais fundo o processo de perseguição a Lula.

Estes tempos terão, ainda, no ódio o combustível desta gente.

Vai ser preciso que passem os dias. Curemos nossas feridas com coragem para que possamos resistir. Não é possível governar o Brasil com ‘lives’ e ‘whatsapp’.”
...
*Agora, além da denúncia do golpe em curso, da campanha pela libertação de Lula (‘Lula Livre!’) e do processo eleitoral fraudulento que vivenciamos, organizar a Oposição e a Resistência ao que virá (?!!!) é a palavra-de-ordem que se impõe – e que deve unir todos os trabalhadores, a juventude pensante e corajosa - e os cidadãos e cidadãs livres, democráticos e coerentes deste país (e do Mundo!). -SEREMOS RESISTÊNCIA!
...
**Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Assessor Parlamentar, Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha, (do qual é Colunista) em 01/11/2018.

Nenhum comentário: