11 junho 2018

Deputado Nelsinho Metalúrgico denuncia ataques de Temer contra os trabalhadores




Em depoimento na tribuna, o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Nelsinho Metalúrgico (PT/RS), denunciou os contínuos ataques desferidos pelo governo  do presidente [ilegítimo] Michel Temer contra os trabalhadores e as trabalhadoras do país. O parlamentar lembrou que a precarização dos direitos trabalhistas contribuiu para o Brasil atingir a marca de 13 milhões de desempregados.

O governo [golpista] de Temer retomou a prática das privatizações, da entrega do patrimônio público e do desmonte das maiores empresas nacionais, como os Correios, a Eletrobras e a Petrobras. “Para piorar, o ajuste fiscal em curso contrai o crescimento, restringe a receita, gera desemprego e acelerada rapidamente a ampliação da pobreza”, disse o deputado.

Para ele, a Reforma Trabalhista de Temer elevou o contingente de pessoas desempregadas, além de precarizar as condições de trabalho, reduzindo significativamente o número de empregos com carteira assinada. Pela primeira vez, o número de trabalhadores informais supera o de trabalhadores formais.

Dados da Pnad Contínua, do IBGE, demonstram que o Brasil perdeu mais de 1,4 milhão de postos de trabalho formais em dois anos. Outro problema é a redução da média salarial nas substituições. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio dos admitidos em fevereiro foi de R$ 1.502,68, enquanto o dos demitidos era de R$ 1.662,95.

A Reforma Trabalhista de Temer também impactou no aumento da extrema pobreza. Nestes dois anos, o número de pessoas em situação de miséria cresceu 11,2%, aproximando-se de 15 milhões de brasileiros. É o dobro da população da Bulgária.

A desigualdade e a concentração da renda também aumentam – 10% dos brasileiros concentra mais de 43% da renda total do país, enquanto aos 10% mais pobres sobra apenas 0,7% da renda total.

"Como se isso não bastasse,  o [des]governo de Temer e seus aliados de direita (que tem na sua base, não por acaso, a maioria dos partidos que integram o governo Sartori aqui no Estado), com sua política entreguista e liquidadora, levaram o país à estagnação, como vimos recentemente na greve dos caminhoneiros e dos petroleiros - e quem está pagando mais caro por essa irresponsabilidade são os trabalhadores", enfatizou o deputado petista.

"A situação do país continua cada vez mais caótica. Mas podemos - e vamos -  dar a volta por cima. O momento é difícil, mas como disse o ex-presidente Lula, jamais conseguirão aprisionar nossos sonhos. Seguimos na luta. Está cada vez mais claro para a maioria do povo que Lula é inocente, é um preso político num Estado de Exceção. Nenhuma prova foi acostada aos autos que o incrimine. O povo quer Lula livre e vai reelegê-lo em outubro Presidente da República”, finalizou o deputado Nelsinho Metalúrgico.

(Por: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico - PT/RS)

Nenhum comentário: