02 janeiro 2019

Coluna C&A - nº 147



Coluna Crítica & Autocrítica - nº 147

 

Por Júlio Garcia**

*O ano que está findando, efetivamente, tem muito pouca coisa para ser comemorado. Dentre outras mazelas vivenciadas, registre-se o retrocesso iniciado em 2016 com o golpe jurídico/parlamentar/midiático que foi intensificado. Os direitos sociais e trabalhistas solapados, o desemprego aumentou geometricamente; a Constituição foi rasgada, o Estado de Exceção e a truculência policial manifestou-se à pleno vapor; o patrimônio do povo brasileiro sofreu enormes perdas (Petrobras, Pré-Sal...) através das políticas entreguistas/liquidacionistas implementadas pelo governo golpista/impostor, dentre outras maldades evidentes. 2018 não vai deixar saudade.
...
*Este ano também ficará marcado (sobretudo durante o trágico período político/eleitoral que vivenciamos – e que dele já estamos sentindo os efeitos negativos) como o ano onde o candidato preferido pela maioria da população, Lula, foi condenado e preso injusta e ilegalmente para que não pudesse concorrer – e vencer, como atestavam todas as pesquisas –as eleições para a Presidência da República. Ano onde o ódio venceu a esperança, a mentira – divulgada massivamente através das fake news financiadas pelo caixa 2 do candidato 17(1) - foi entendida como ‘verdade’ por grandes contingentes da população ‘não bem aquinhoada’ (ou melhor, explorada, bem intencionada mas ingênua e/ou desinformada politicamente) que acabaram acreditando nelas e caindo no golpe que acabou elegendo o ex-capitão de extrema-direita (como é sabido, fã de Trump e capacho dos EUA; preconceituoso, homofóbico, misógino, entusiasta das armas, da violência, da tortura...) e votando contra si mesmo – literalmente, dando um tiro no próprio pé. Erro colossal desses eleitores que, em breve, será por eles sentido – e entendido. Mas que, aí, será um pouco tarde demais... Poderia ser cálido?!!!
...
*Enquanto isso, o – sempre – Presidente Lula, em sua Mensagem de Natal aos companheiros(as) que continuam em vigília, acampados em Curitiba desde o dia de sua prisão, e que lá continuarão até que, finalmente, ele seja solto (Lula Livre!), manifestou-se através de carta aos mesmos, na véspera de Natal. Dentre outras coisas, Lula colocou:

“Quero agradecer a companhia que tem me feito a cada dia, todo o dia, durante essa provação, no frio do inverno do Paraná ou no calor que tem feito esses dias. Sigamos fortes. O ódio pode estar na moda, mas não temam nem se impressionem com essas pessoas posando de valentões. O tempo deles vai passar e a verdadeira mensagem de Jesus, um marceneiro que foi perseguido pelos vendilhões do templo, pelos soldados e pelos promotores dos poderosos, vai continuar a ecoar em cada Natal: uma mensagem de amor, fraternidade e esperança. A luta por um mundo melhor continua.”
...
*No RS, salvo algum ‘fato novo’, não será muito diferente, uma vez que o próximo governo, comandado por Eduardo Leite, do PSDB – que terá como aliados o PP, PTB, DEM, MDB, dentre outros partidos conservadores e de direita (mais o 'neo- socialista' PSB ?!!!) – tem como plano de governo praticamente a mesma cartilha neoliberal e antipovo que será implementada por Bolsonaro à nível nacional. Articular uma oposição aguerrida e forte – no país, no estado e nos municípios - é prioridade dos partidos populares e movimentos/frentes de esquerda, progressistas (no seu verdadeiros sentido), democráticos e comprometidos com os trabalhadores, com o povo pobre, com a juventude e com a democracia. Tarefa mais que urgente e necessária, aliás.
...
*Mas, como diz o ditado gaudério, ‘não está morto quem peleia!’. 2019, em que pese a obscuridade anunciada, será também o ano da Luta e da Resistência – e da solidariedade daqueles que não abrem mão de continuar buscando uma nova sociedade – sem explorados e sem exploradores – sabendo que, ao fim e ao cabo, não há tragédia que dure para sempre – e que, se lutarmos e continuarmos firmes - e não esmorecermos -, Um Outro Mundo continua sendo possível! (agora, mais do que nunca)... e isso é determinante para aqueles que não abdicaram de suas esperanças.

-Em 2019 - Seremos Resistência! Ninguém solta a mão de ninguém!
...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Assessor Parlamentar, Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 28/12/2018.

Nenhum comentário: