23 fevereiro 2019

Nicolás Maduro sai vencedor no ‘Dia D’



247 - No dia (23/02) em que os Estados Unidos, com apoio do Brasil e da Colômbia, tentaram iniciar a intervenção na Venezuela com a chamada ajuda humanitária, o presidente Nicolás Maduro saiu vencedor deste duelo contra o imperialismo americano, que tentam explorar o petróleo do país sul-americano e frear a influência de países como China e Rússia no continente. 

Caminhões enviados pelos Estados Unidos não conseguiram cruzar a fronteira. Tanto no caso da fronteira com a Colômbia tanto na fronteira com o Brasil. No lado colombiano dois veículos foram incendiados. Do lado brasileiro caminhões ficaram parados e depois foram movidos para um local afastado da divisa entre os dois países.

Os EUA são os maiores importadores de petróleo do mundo. São cerca de 2,9 bilhões de barris por ano. Algo em torno de 500 milhões de barris são provenientes da Venezuela, país considerado estratégico do ponto de vista logístico - custo de importação é menor do que o importado do Golfo Pérsico, no Oriente.

A frustração da direita acontece às vésperas de um encontro do presidente dos EUA, Donald Trump, com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no Vietnã, sobre a desnuclearização da península coreana. O tema da agenda deve mudar por causa dos desdobramentos nada favoráveis à maior potência econômica mundial.

Resta saber se os EUA e o Brasil continuarão optando por uma zona de conflito ou respeitarão um princípio constitucional chamado soberania nacional.

*Via https://www.brasil247.com

Nenhum comentário: