28 fevereiro 2019

Sobre a possível vinda de uma filial da Havan para Santiago/RS ... y "Otras Cositas Más"...



Da Redação*

Circula na mídia local a informação de que o polêmico empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan (matriz em Santa Catarina), estará em breve em Santiago/RS para "conhecer a cidade e ver a viabilidade do município" para a colocação de uma filial da loja. O convite teria sido  realizado pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda (PP), que teria também prometido "incentivos" do município para o megaempresário e seu irmão Nilton Hang, seu sócio.

Nada contra o município, através do Executivo, buscar para Santiago novas empresas,  contribuindo assim para gerar empregos e renda (especialmente neste momento tão delicado para o país, notadamente para os trabalhadores que, dia-adia, vêem seus direitos e  mesmo seus postos de trabalho despencarem... fruto de uma política equivocada e antinacional que vem sendo implantada no país desde o golpe que destituiu a Presidenta Dilma, acentuando-se agora com o governo Bolsonaro). Aliás,  para refrescar a memória:  o sr. Hang foi um entusiasta apoiador/financiador da questionada e fraudulenta  campanha eleitoral (disparos milionários de fake news pelo whatsapp, caixa 2 etc...) que acabou elegendo o ex-capitão. 


No dia 2 de outubro, cinco dias antes do primeiro turno, Luciano Hang publicou imagem com funcionários da Havan e camiseta de Bolsonaro / Foto: Reprodução Twitter - via Brasil de Fato

Muito pelo contrário! O povo, especialmente os trabalhadores (os jovens, sobretudo) de Santiago e Região precisam sim de investimentos, de fábricas, empresas e serviços que gerem empregos, caso contrário - com a estagnação que existe aqui e na Região, e não é de hoje - não lhes restará outra alternativa senão buscar outros espaços, à exemplo de tantos que já se bandearam daqui para outros municípios ... ou mesmo estados. Mais que necessário, está claro, a retomada da discussão sobre nossa "matriz produtiva" (se é que já foi feita - de verdade! - em alguma ocasião)...

Contudo, não é de bom alvitre "abrir-se as portas" de forma indiscriminada e açodada para "empresários" ou "investidores" dos quais não se conhece bem sua procedência, seu histórico - e suas práticas (a propósito, não se pode incorrer nos mesmos erros cometidos em Santiago num passado nem tão distante...), e que tenham por intento vir para cá somente para buscar mais e mais lucros. 

Para contribuir nesse debate que estamos propondo realizar (com o Executivo e, em especial com a Sociedade local), achamos de bom alvitre elencar algumas matérias oriundas da mídia nacional (que podem dar uma ideia de quem é, do que pensa e de como age o sr. Luciano Hang à frente das lojas Havan).

Leiam a seguir e tirem suas conclusões:

 

-Dono da Havan é condenado por crime financeiro e lavagem de dinheiro - Clique Aqui para ler na íntegra (site MT/Agora) 

 

-MP do Trabalho quer que Hang e Havan paguem R$ 100 milhões de indenização por danos morais - Ação questiona a publicação de vídeos nas redes sociais, e a realização de uma enquete eleitoral entre os funcionários, que sabiam qual era a preferência de voto do empregador. Clique Aqui para ler na íntegra (via Gaúcha/RBS) 

 

-Dono da Havan divulga telefone de jornalista que o questionou sobre fake news. Luciano Hang postou em seu Twitter o número do celular do repórter Ricardo Galhardo, do Estado de S.Paulo. Clique Aqui para ler na íntegra (via Revista Fórum) 

 

-Dono da Havan cresceu sob governos petistas e acumula processos - Folha mostrou que a Havan está entre as empresas que impulsionaram disparos contra o PT no WhatsApp. Clique Aqui para ler na íntegra (via Folha de S. Paulo)

 

-Dinheiro do BNDES e sonegação: a história real das lojas Havan, cujo dono intimida funcionários para votar em Bolsonaro - Clique Aqui para ler na íntegra (via DCM)

 

-Dono da Havan é um dos empresários milionários que frauda eleições financiando Bolsonaro - Luciano Hang, empresário dono da Havan, conhecido por crimes de lavagem de dinheiro e evasão fiscal, é um dos empresários que estabeleceu contratos ilegais com agências de disparo de mensagens irregulares pelo WhatsApp em campanha pelo Bolsonaro, no valor de R$ 12 milhões. Clique Aqui para ler na íntegra (via Esquerda/Diário)

 

-O que está por trás do terrorismo eleitoral do dono da Havan - Clique Aqui para ler na íntegra (via GGN)

 

-Santa Catarina e Paraná somam 82 casos de assédio a trabalhadores durante as eleições - Donos das lojas Havan e dos supermercados Condor foram notificados pelo MPT por coagir funcionários a votar em Bolsonaro - Clique Aqui para ler na íntegra (via Brasil de Fato)

 

-Luciano Hang, da Havan, é processado pelo Ministério Público do Trabalho por coação eleitoral -Na ação judicial, o órgão pede tutela antecipada para que a Justiça proíba o empresário de pedir votos aos funcionários e de realizar pesquisas de intenção de voto entre os mesmos -  Clique Aqui para ler na íntegra (via site Infomoney)

 

-Luciano Hang da Havan intimida funcionários - Clique Aqui para ver na íntegra (via YouTube)

 

-E. T.: É sempre bom prestar atenção no que diz a máxima popular: "Diga-me com quem andas ... e eu te direi quem és".

 

*Via Portal O Boqueirão Online

Nenhum comentário: