30 outubro 2012

Eleições 2012: PT conquista 635 prefeituras em todo o País


Partido aumentou 14% o número de cidades governadas em relação à eleição de 2008
A Secretaria Nacional de Organização divulgou o balanço dos resultados do PT nas eleições municipais de 2012.
O PT conquistou 635 prefeituras nos dois turnos da votação e manteve o seu crescimento constante. De acordo com o levantamento, em comparação às eleições de 2008 o Partido ampliou em 14% o número de prefeituras.
(gráfico 1)








O PT recebeu 17.264.643 votos para prefeito, que é a maior votação de um partido nas eleições deste ano.
Entre as cidades com mais de 150 mil eleitores, o PT venceu em 21 cidades, sendo quatro capitais (São Paulo, Goiânia, João Pessoa e Rio Branco). Nestas 21 cidades estão hoje 16,1 milhões de eleitores.
De acordo com a SORG, o Partido manteve a sua força nos grandes centros e aumenta a sua capacidade ao eleger mais prefeitos e prefeitas nos pequenos e médios municípios. Foram eleitos 264 prefeituras em cidades de 10 a 50 mil eleitores e 298 em cidades de até 10 mil eleitores.
(gráfico 2)







*Via Portal do PT/RS  http://portal.ptrs.org.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Inegável a vitória da legenda, mesmo com as inúmeras tentativas, por parte da direita, de amenizá-la. Mantidas as condições de hoje, Dilma, na prática, está re-eleita.
Mas, como tudo é relativo, também é inegável que foi especialmente vitoriosa a figura de Lula, e não uma elaboração coletiva do partido. E, no contraponto da vitória geral, por exemplo, está a derrota em Porto Alegre, um alto custo a pagar assim como o apoio malufista em SP, com direito a "foto histórica"...
Espero que o PT tenha condições de fazer uma reflexão profunda/madura, porque o capital não está dando mostras de muita tolerância nesta época de crise internacional mais séria - é só ver a deposição de Lugo no Paraguai e o julgamento do "mensalão".
Luís