22 outubro 2012

Inaugurada a Praça Jornalista DANIEL HERZ



Porto Alegre/RS - Na presença de familiares, amigos, colegas de trabalho e profissionais da área da comunicação foi realizado neste sábado (20.10) ato de descerramento de placa nomeando Praça no bairro Rubem Berta de jornalista Daniel Koslowsky Herz (foto ao lado). A escolha do homenageado partiu da iniciativa de amigos e jornalistas, companheiros em sua trajetória pela democratização dos meios de comunicação.

“Trata-se de uma justa honraria ao grande militante, professor, sindicalista, escritor, estrategista político, pesquisador e empresário que Daniel Herz foi”
, observou o vereador Adeli Sell (PT), proponente da homenagem. “O que seria da TV a cabo sem uma legislação adequada?” emendou o parlamentar ao lembrar que a Lei do Cabo foi uma das principais realizações de Herz, pois disciplinou os serviços de TV por assinatura a cabo, criando os canais comunitários, universitários, públicos e legislativos e adotou os conceitos de universalização dos serviços, compartilhamento de infraestrutura e controle público. 


Emociados com o ato, os familiares agradeceram pela iniciativa da Câmara Municipal. “É uma emoção e um reconhecimento muito grande ouvir de todos vocês a importância que o nosso Daniel teve para a sociedade. Saber que publicamente é reconhecido é uma honra para todos nós”, disse Célia Stadnik, víuva do jornalista falecido em 2006. Os filhos Fernando (27), Guilherme (21) e Ada (16) também acompanharam o ato. 



Sindjors

Da sua trajetória, merece destaque o fato de ter sido um dos fundadores do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul em 1992, aos 37 anos. Sua contribuição foi fundamental em diversos aspectos, principalmente depois que passou a atuar, no mesmo ano, como diretor da Federação Nacional dos Jornalistas.
 
"No momento em que o Brasil retoma o Conselho de Comunicação no Congresso Nacional, vemos a importância que se dá à memória do Daniel, reconhecendo o trabalho que teve pela democratização da Comunicação. Por isso o Sindicato está na luta pelo Conselho Estadual de Comunicação, e esse papel o Daniel soube fazer muito bem. O Sindicato está fazendo o que ele propôs, de uma verdadeira democracia na Comunicação, ao contrário dos donos da mídia, que estão querendo apenas o monopólio. É uma honra poder homenagear Daniel Herz", relatou José Maria Rodrigues Nunes, presidente do SINDJORS.

Na oportunidade, Nunes entregou aos familiares medalha em comemoração aos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas, celebrado neste ano.

A praça que ganhou o nome de Daniel Herz está localizada na rua Paulo Renato Ketzer de Souza com rua José Miguel da Conceição, Zona Norte da cidade. O local é referência importante para a comunidade, sendo utilizada para esportes e lazer.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13654) 
Fonte:  http://blogdoadeli.blogspot.com.br/
...
Nota do  Editor do Blog: Mais do que merecida a homenagem ao companheiro  Daniel,  a quem tive a honra de conhecer.  Daniel Herz também deixou, dentre outras,  uma grande contribuição para entendermos os mecanismos que estão por detrás dos bastidores da chamada 'grande mídia', atualíssima aliás: o livro 'A História Secreta da Rede Globo',  sua tese de mestrado, editado pela Universidade de Brasília e pela Tche,  livro que foi uma das fontes de inspiração para o documentário Muito Além do Cidadão Kane. Sugiro, por óbvio,  a leitura atenta do mesmo. (JG)

Nenhum comentário: