02 outubro 2012

Porto Alegre sediará Fórum Social Mundial Palestina Livre



O município de Porto Alegre sedia, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, o Fórum Social Mundial Palestina Livre, evento organizado por movimentos de solidariedade à Palestina ao redor do mundo e articulados a partir do Fórum Social Mundial. O encontro reunirá um grande número de organizações e personalidades internacionais, com o objetivo de dar visibilidade à busca da paz naquele território, especialmente quanto à questão da autodeterminação do povo palestino e à criação do seu Estado. 

A criação de um Estado Palestino foi proposta pelo gaúcho Oswaldo Aranha na Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1948. Na última Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada na semana passada em Nova York, a presidenta Dilma Roussef declarou apoio a esta demanda à busca de uma solução entre os dois Estados. Para Dilma, apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios de Israel por paz com seus vizinhos, segurança em suas fronteiras e estabilidade política regional. 

Pela primeira vez, o tema será objeto de um debate internacional protagonizado pela sociedade civil e realizado fora do âmbito dos debates entre os governos das grandes potências ou das Nações Unidas. A busca de uma solução para os conflitos existentes na região será debatida com base nos acordos de Oslo, firmados pelo Estado de Israel e Pela Organização para Libertação da Palestina. O propósito é constituir um espaço que demonstre a força deste movimento de solidariedade à Palestina enquanto movimento universal de defesa dos Direitos Humanos e de defesa do cumprimento da lei na esfera internacional. 

Em nível local, o Fórum Social Palestina Livre conta com o apoio da Assembleia Legislativa, que realizará um encontro internacional de parlamentares. Outro encontro também está programado com os governos municipais da Região Metropolitana. A intenção é mostrar que a Palestina faz parte de uma luta maior em defesa da justiça e da igualdade. No fórum, cada grupo, organização ou movimento terá a oportunidade de contribuir para o processo com os seus próprios seminários e workshops. 

Além dos laços simbólicos de Porto Alegre com o Fórum Social Mundial, a escolha do Rio Grande do Sul para sediar o encontro também decorre do fato que o Estado aprovou uma lei estabelecendo o dia 28 de novembro como o dia de solidariedade à Palestina. A tradição da luta pela paz e convivência harmoniosa em Porto Alegre materializou-se em encontros promovidos pela Prefeitura na década de 90, nos quais as comunidades judaica e árabe-palestina se reuniram em defesa de uma solução pacífica para os conflitos. 

Também pela primeira vez, a totalidade do movimento internacional de solidariedade para com a Palestina estará reunida num só lugar. O propósito é constituir um espaço que demonstre a força deste movimento de solidariedade à Palestina, enquanto um movimento universal de defesa dos Direitos Humanos e de defesa do cumprimento da lei na esfera internacional.

Texto e edição: Redação Secom  - http://www.estado.rs.gov.br
Gravura: Latuff  - Edição final deste blog

Nenhum comentário: