19 maio 2018

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 125


Por Júlio Garcia*

*O ex-Presidente Lula, preso (político) há mais de um mês em Curitiba, segue líder absoluto em todas as pesquisas para a Presidência da República (para desespero de seus algozes). Manifestações por sua liberdade ocorrem diariamente não só em Curitiba e nas principais cidades brasileiras, mas em várias partes do mundo. Sobre a última pesquisa CNT/MDA, transcrevo abaixo avaliação realizada pelo jornalista Fernando Brito, no seu – conceituado e sempre bem posicionado – Blog ‘Tijolaço’:

"Não há alterações minimamente significativas nos resultados da pesquisa de intenção de voto presidencial CNT/MDA divulgada hoje [14/05] em relação aos índices obtidos por Lula no levantamento anterior, há dois meses. Ele continua a liderar as menções espontâneas (18,6%), na estimulada (32,4%) e vencendo qualquer adversário num possível segundo turno, com percentuais até ligeiramente maiores que na pesquisa anterior. Seu índice de rejeição só é o maior no noticiário dos jornais: na pesquisa, é o menor, ficando nos 46,8%, junto com Ciro Gomes (46,4%) enquanto os principais candidatos ficam acima dos 50%, “liderados” por Geraldo Alckmin e Marina Silva, na casa dos 56%. Mudanças houve em outras candidaturas.”

*Aviso aos navegantes: o jornalista Fernando Brito não é filiado ao PT, mas ao PDT do RJ. Respeitadíssimo, foi secretário particular do ex-governador Leonel Brizola por mais de trinta anos.

***

*A propósito das próximas eleições (previstas para ocorrerem em outubro), conforme já havia informado nos Blogues que edito, tive novamente meu nome lembrado - por um grupo de valorosos(as) companheiros(as) e amigos(as) - para compor a nominata do PT/RS como um dos pré-candidatos a Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Na oportunidade, agradeci, muito honrado, a lembrança, mas solicitei um prazo para avaliar e tomar a decisão final, que agora informo publicamente: não serei candidato a nenhum cargo eletivo nestas eleições.

*O motivo principal: Decidi priorizar meu trabalho como Advogado, além da Assessoria Parlamentar que presto para o mandato do companheiro Deputado Federal Marco Maia (do PT/RS, ex-Presidente da Câmara dos Deputados), trabalhando por sua reeleição, bem como no apoio aos candidatos para Assembleia Legislativa do RS pelo PT que com ele fizerem ‘dobrada’ (como é o caso dos Deputados Nelsinho Metalúrgico e Valdeci Oliveira em nossa região, dentre outros).

*Também priorizarei o ‘combate’ – que já faço a vários anos - na ‘mídia livre’, além, é claro, de não medir esforços na luta contra o golpe, pelo retorno do país à democracia, ao Estado Democrático de Direito - e pela liberdade e posterior eleição do companheiro Lula, bem como de Miguel Rossetto e Paulo Paim (que concorrerão à Presidência da República, Governador do RS e Senador, respectivamente).

***

*O juiz tucano Sérgio Moro, da chamada 'República de Curitiba' (juntamente com os procuradores fundamentalistas da ‘Vaza Jato’ e a maior parte da mídia conservadora, PF etc...), continua sua cruzada direcionada principalmente contra Lula, demais petistas e a esquerda, agora condenando (baseado em 'convicções' e nas ditas 'delações premiadas'), dentre outros, o ex-tesoureiro e ex-deputado federal Paulo Ferreira (PT/RS).

*Moro, como de costume – que politicamente nada tem de isento, pois comprovadamente ‘tem lado’ (PSDB/PMDB/DEM...), além de estreitos vínculos com a Globo e o FBI norte-americano -, trabalha com 'dois pesos e duas medidas': condenou Ferreira a 9 anos e 10 meses de prisão, regime fechado, baseado principalmente em delações questionáveis, sem falar na fragilidade das provas.

*Para refrescar a memória: o presidente Lula foi, da mesma forma, condenado pelo mesmo juiz ... sem provas, baseado em suas ‘convicções’ (sic). Já o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque (criminoso confesso) foi condenado a dois anos e oito meses em regime semiaberto e o ex-executivo da construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro (também criminoso confesso), a dois anos e seis meses em regime aberto.

*Sobre a condenação do ex-deputado federal petista Paulo Adalberto Alves Ferreira (formado em História pela UFRGS, natural de Santiago/RS, mas residente há muitos anos em Porto Alegre), sua defesa assim se manifestou: “A defesa de Paulo Ferreira, que responde em liberdade, reafirma sua inocência e vai recorrer”, disse o advogado Elias Mattar Assad.

*Apesar de do ceticismo que temos (com sobradas razões) em relação às decisões do nosso Judiciário, bem como às ‘opiniões’ dos ‘colonistas’ da mídia gaudéria, no mínimo esperamos que os princípios constitucionais da Presunção de Inocência e o Direito à Ampla Defesa sejam concedidos também ao ex-deputado Paulo Ferreira que, como informa seu advogado, entrará com todos os recursos cabíveis. Até o Trânsito em Julgado, vale lembrar, ninguém poderá ser considerado culpado, muito menos ser preso... está na Carta Magna, a Constituição Cidadã de 1988 (cada vez mais pisoteada pelo arbítrio que está tomando conta do país, infelizmente).

*Enquanto isso Aécio, Temer, Azeredo, Padilha, Angorá, José Serra, Geraldo Alckmin, Paulo Preto e outros quetais do PSDB/PMDB/PP/DEM e aliados ... continuam soltos, lépidos e faceiros... A justiça, no Brasil não tem sido ‘igual para todos’, ao contrário do que nos querem empurrar goela abaixo alguns setores do judiciário e sua mídia amiga (especialmente a Globo, Veja, FSP, RBS...).

*Pois é... com tudo isso ocorrendo no país do golpe e do Estado de Exceção (que continua), não é de se estranhar, portanto, o que as pesquisas de opinião têm demonstrado: Lula continua disparado na preferência popular, como vimos acima. Enquanto isso, o Judiciário brasileiro não merece confiança e é condenado por larga maioria da população: na última pesquisa CNT/MDA, que já citamos, só 8,8% o consideram ótimo e bom. 88,3% o consideram pouco ou nada confiável e 90,3% dos entrevistados entendem que a Justiça não trata todos de maneira igual. Espero que o STF, pelo menos, reflita sobre isso...

*Advogado, Assessor Parlamentar, Midioativista - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista), em 18/05/2018.

Nenhum comentário: