31 março 2018

"Como vimos, estamos caminhando para o final do mês de março... e a conjuntura continua praticamente a mesma: o desgoverno corrupto do 'vampirão' impostor mergulhado em crises, denúncias e mais denúncias, escândalos, completamente desmoralizado ... afundando dia a dia" (Coluna C&A)


Crítica & Autocrítica - nº 123

Por Júlio Garcia*

*Conforme colocávamos na Coluna C&A, nº 121, “2018, o ano que ora inicia – não é exagero afirmar -, será decisivo para definirmos se poderemos voltar a caminhar na direção de um país democrático, com geração de trabalho e renda, menos desigualdades sociais, mais justo, inclusivo, participativo e respeitado internacionalmente – ou continuaremos afundando (em todos os sentidos!), como está ocorrendo desde o golpe infame, entreguista e antinacional que derrubou uma Presidenta legítima, honrada e honesta, rasgou a Constituição e instalou o Estado de Exceção no Brasil.”

*Destacávamos também que “Além dos ataques aos trabalhadores com as antirreformas já aprovadas - ou em curso - pelo governo golpista, com o devido respaldo da maioria dos membros desse Congresso espúrio (como é o caso da reforma trabalhista e da previdência), da retirada de direitos, do aniquilamento de programas sociais, profissionais e culturais, potencializa-se agora o golpe com a tentativa de condenação em Segundo Grau do ex-presidente Lula, líder em todas as pesquisas para as eleições presidenciais deste ano e, assim, afastá-lo da disputa. Não vamos permitir isso. Como todo o país – e o Mundo - já sabe, “Eleição sem Lula é Fraude”!”

*Como vimos, estamos caminhando para o final do mês de março... e a conjuntura continua praticamente a mesma: o desgoverno corrupto do 'vampirão' impostor mergulhado em crises, denúncias e mais denúncias, escândalos, completamente desmoralizado ... afundando dia a dia.


*Faço, ainda, três apontamentos - que, entendo, merecem maior atenção – sobre o que ocorreu neste primeiro período do ano (três positivos e  outros três, extremamente negativos:

*Os positivos: 1- A enorme mobilização popular ocorrida em Porto Alegre e em dezenas de cidades importantes do país por ocasião do julgamento do ex-Presidente Lula no TRF4; 2- A derrota infringida pelos trabalhadores em suas mobilizações contra a antirreforma da Previdência pretendida pelo governo golpista capitaneado pelo impostor Temer e seus aliados. 3- O sucesso e a grande recepção popular que obteve a Caravana do Presidente Lula pelos três estados do Sul. (Leia Aqui).



*Negativos: 1- A condenação sem provas do ex-Presidente Lula no TRF4 – vimos que foi, conforme já denunciávamos, um verdadeiro jogo de cartas marcadas); 2- A  intervenção militar no RJ, equivocado e perigosíssimo precedente, que acentua o caráter de Estado de Exceção já vivenciado no país, assim como do posterior  assassinato da vereadora Marielle (Psol) e do motorista Anderson, por milicias no RJ. 3- As provocações, ataques, baixarias e, para culminar, o atentado que sofreu a Caravana do presidente Lula no Paraná (leia Aqui e Aqui).



*Mudando de assunto: Na última reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Santiago repetiram-se cenas de covardia política explícita:  alguns edis (adversários do PT, alinhados com os golpistas), fazendo eco aos berros, truculências e demais baixarias produzidas pelos coxinhas, extremistas de direita e setores de latifundiários ultradireitistas (e seus prepostos) e com a mídia conservadora e golpista, mais uma vez atacaram ‘pelas costas’ o Presidente Lula, sua Caravana pelo Sul e o PT.

*Como é sabido, nesta legislatura o PT santiaguense não tem vereadores. -Assim, pelas costas, 'senhores edis golpistas', é fácil. Queria ver se teriam coragem de virem para um debate conosco ...‘frente a frente’.... ' Olho no olho!' O desafio está lançado.

*Como se isso não bastasse, a nova direção da Mesa da Câmara de Vereadores de Santiago (agora presidida pelo vereador Décio Loureiro, do PP), mal assumiu e já rompeu com uma antiga tradição democrática adotada pela Mesa da Câmara em outras legislaturas, que consistia em ceder (eventualmente) o espaço do Plenário da mesma (e do Auditório CFA) para eventos políticos e/ou culturais de relevância, organizados (ou não) pelos partidos políticos locais. Como se aquele espaço não fosse público, pago e sustentado com o dinheiro dos cidadãos (de todos, indistintamente de partidos).

*Pois a 'primeira vítima' dessa atitude autoritária e antidemocrática da nova Mesa da Câmara foi o PT, que teve negado sua solicitação (realizada por este Editor) de empréstimo do Plenário (em dia e horário que estavam vagos) para a realização de um evento que contaria com a presença do companheiro Marcelo Carlini, dirigente da do Diálogo e Ação Petista (DAP, fórum de discussão do partido) e da CUT/RS.  Tempos sombrios, estes...

*Só para refrescar a memória: foi no saudoso Governo Olívio Dutra (PT e Frente Popular) que o espaço que hoje abriga o Auditório Caio Fernando Abreu, que era propriedade do Estado, foi doado graciosamente para a Câmara de Vereadores. Este Editor, à época integrante da Casa Civil do Governo do Estado, foi quem fez a entrega oficial à então Presidenta da Câmara de Vereadores de Santiago, a ex-vereadora Leane Tusi Braga.


*Uma palavrinha sobre os jornais locais - Em Santiago e Região temos dois semanários que, embora tenham sede em Santiago, tiragem parecida e atinjam com suas edições praticamente o mesmo número de leitores e municípios abrangidos, em relação a linha editorial que adotam têm profundas diferenças. Vejamos: O Jornal (?!)  Expresso Ilustrado (e seu site NP) mantém uma linha rasteira e provocativa contra o PT e a esquerda, traz charges de mau gosto e parciais, briga sistematicamente com a língua pátria, não dá o direito ao ‘contraponto’ e ao contraditório (especialmente ao PT, mas quando atacado pelos empresários e fazendeiros recua vergonhosamente).

*Diferentemente desse pasquim,  o jornal A Folha é o inverso: matérias bem trabalhadas, com conteúdo, sem provocações baratas, bem diagramado, dá amplo espaço ao contraditório e ao “direito de resposta”, enfim, como deve ser a linha de um jornal sério, informativo, educativo  e democrático.

*Nem tudo está perdido, portanto!!! Que continue assim. A democracia, a boa informação (e os leitores, claro!) é quem ganham com isso. - #ALutaSegue!!!

 *E.T.: Crítica & Autocrítica -coluna que escrevo (i)regularmente para o Portal O Boqueirão Online

Nenhum comentário: